segunda-feira, 19 de março de 2018

Michael, o anti-Narciso


Resultado de uma educação rigorosa, vendo-se privado das brincadeiras típicas da idade, Michael passou a sua vida a dedicar-se exclusivamente à carreira que consolidou a partir da formação do grupo The Jackson 5.


Fonte: http://i.vimeocdn.com/video/461850961_1280x720.jpg



A sofrer desde criança de vitiligo, doença que lhe causava manchas na pele,  viu o seu corpo a ganhar diferentes tonalidades.

Obrigado a partilhar o crescimento com os irmãos, teve de ignorar os seus envolvimentos furtivos no quarto que com eles partilhava.

Quisera a sorte que fosse não o melhor cantor do grupo mais o que melhor se sabia expressar através da dança, valendo-lhe o lugar de destaque.


Fonte: https://cdn-images-1.medium.com/max/480/1*2Ys4WLgXbnk90LBE7-qxpA.gif


A alegria e à vontade no palco ocultariam a melancolia de não viver como as outras crianças e o trauma de um nariz que o pai lhe fez crer ser demasiado grande e por tal não ter sido influência da genética paterna.



Aquando da ribalta, já como cantor a solo, decide rodear-se da meninice que nunca teve e constrói a "Neverland". Um sítio mágico, bem ao lado da sua mansão, onde permitiu que grupos de crianças enfermas desfrutem de um dia de pura diversão.


Fonte: http://dasartes.com/wp-content/uploads/2017/11/michael-jackson-1160x770.jpg



A sua causa era essa, assegurar cuidados a crianças que deles necessitassem, e por isso muita foi a ajuda disponibilizada a instituições e a casos particulares.


Fonte: http://3.bp.blogspot.com/WUGxu7Mt6xE/UTer8P1UJQI/AAAAAAAAq9I/gjQX4mjIX8g/s1600/michael
+jackson+crian%25C3%25A7as+anjo+%25282%2529.jpg




Casado pela primeira vez com Lisa Marie Presley, e na sequência das acusações de abuso sexual, o matrimónio tem fim um ano depois e especula-se que se tratasse de uma relação planeada e vivida imaturamente.

Sempre confrontado com a questão da sexualidade, reprime-se, sentindo-se a vergonha em abordar o tema, o que causa a dúvida em volta da sua virgindade.

O mesmo parece confirmar o facto de ter dois filhos de uma mulher que o auxiliou como enfermeira e ainda um terceiro, de mãe incógnita, colocando-se em causa a sua intervenção física nas conceções.

Fonte: http://i.dailymail.co.uk/i/pix/2009/06/29/article-0-0583B1CD000005DC-754_468x411.jpg


A sua ligação com as crianças é por ele explicada também como reflexo da ausência da infância, no entanto as relações estabelecidas com aquelas que visitavam o seu parque de diversões particular levantaram suspeitas.

Chocado com elas e frizando sempre o seu extremo amor e afeição pelas crianças e incapacidade de as magoar, foi levado a julgamento e acabou por pagar uma fiança de modo a por termo à situação, referindo que o mesmo não confessava a sua culpa, simplesmente acabaria com a polémica.

O tema que constantemente o fazia capa de revistas e motivo de paródia era a sua diferenciada aparência. Rejeitando as inúmeras cirurgias que lhe apontavam, referia que a tonalidade clara se dava à doença de pele de que padecia e o nariz teria sido corrigido pelo facto de tê-lo partido numa das suas atuações.

É fácil acreditar na pessoa que contraria todas as especulações à sua volta, em algumas torna-se inevitável crer e descrer: ele não dormia numa cama de oxigénio para se manter jovem, ele não comprou os ossos do falecido "Homem Elefante". Contudo, sim a sua imagem só se justifica como fruto de muitas cirurgias, as maçãs do rosto estão alteradas, ou seja, as operações não resultam apenas da correção feita ao nariz.


Fonte: https://www.capitalfm.co.ke/lifestyle/files/2016/08/Michael-Jackson.jpg






Mas a verdade é que tudo o resto toca na verdade, porque assistimos à defesa de um ser tão frágil física como psicologicamente, que apesar de negar, se quis afastar da aparência inicial, que se tornou um trauma.

Um homem reprimido, o anti-Narciso que jamais se apaixonou por si mesmo ao ver-se refletido e o eterno Peter Pan que sorria e falava de forma ingénua e que mesmo enquanto adulto tinha de ser entretido pela cozinheira, que só dessa forma conseguia que ele se alimentasse.


Fontes: https://i.pinimg.com/564x/75/d9/cf/75d9cfc93df9a633ec1770d64d4de88a--archangel-michael-michael-jackson.jpg
http://www.grioo.com/images/rubriques/7/21020.jpg




Escrito por Mariana Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário