sexta-feira, 9 de junho de 2017

Como cativar os alunos na disciplina de Português? - Parte 1

Fonte: http://lotusidiomas.com.br/wp-content/uploads/2015/02/port1.jpg


A experiência tem-me permitido constatar algumas das estratégias que se revelam proveitosas junto dos alunos. Enumero as que, no meu caso, mais surtiram o efeito pretendido.





Exposição inicial

Não prevejam aulas em que falem do início ao fim sobre um tema, por mais que ele seja interessante, a certa altura o foco de atenção dos alunos deixa de estar na aula. Assim, optem por introduzir uma matéria como se de uma história se tratasse. Vamos destacar no contexto político e social, bem com nas referências ao autor, informações que prevemos despertar a curiosidade dos alunos.


Como por exemplo:
  • Almeida Garrett chegou a ser Ministro dos Negócios Estrangeiros;
  • Luís Vaz de Camões viveu uma vida boémia e muitas vezes envolveu-se em rixas;
  • Luís de Sttau Monteiro era praticante de Fórmula 2.



🏫



Comparação com a atualidade

Para uma melhor compreensão de alguns tópicos, esta é sem dúvida a melhor estratégia. Uma transposição para os dias de hoje possibilita que os alunos consigam uma melhor perceção da realidade que queremos que eles percebam.


Como por exemplo:

Qual o conselho que Camões propõe aos seus contemporâneos em Os Lusíadas, no sentido de praticarem novas glórias?

"(...)
  As invejas da ilustre e alheia história
  Fazem mil vezes feitos sublimados,
  Quem valorosas obras exercita,
  Louvor alheio muito o esperta e incita."

  (Canto V, est. 92, vv. 5-8)




... a minha associação clássica: sabem quando um vizinho faz obras em casa, pinta, constrói uma nova divisão e etc, pois bem, o que é que o vizinho do lado faz pouco tempo depois? Exatamente o mesmo! Lá está, quando fazemos algo de relevante, os outros tendem a sentir inveja e isso estimula-os a também eles realizarem ações consideráveis. É como se lhe dessemos estímulo para o fazer, acontece a todos!




"(...)
  Por isso, ó vós que as famas estimais,
  Se quiserdes no mundo ser tamanhos,
  Despertai já do sono do ócio ignavo,
  Que o ânimo de livre faz escravo."

  Canto X, est. 92, vv. 5-8



.... ou seja, levantai-vos do sofá, deixai a vida de café, porque quanto mais tempo ficardes aí mais difícil será deixar o comodismo, fazei algo de realmente significativo, que possa contribuir para o vosso sucesso e igualmente para o do país.





Esta é portanto a primeira parte de um conjunto de posts onde, munida pela minha pouca experiência, vos darei a conhecer algumas das táticas que façam com que vós, pais e professores, consigam que os alunos se encantem pela disciplina que mais pode contribuir para a sua formação pessoal.

Aguardem pela parte 2 :)




Escrito por Mariana Pinto

4 comentários: