segunda-feira, 22 de maio de 2017

Os pobres de Cristo


O despoletar de casos de pedofilia não é recente. Spotlight revelou a investigação acerca dos abusos sexuais por membros da arquidiocese católica de Boston. Por cá, a Casa Pia de Lisboa abrigou o escândalo de abusos por parte de várias figuras públicas e de um ex-funcionário da instituição.

Em 2017, a Netflix traz-nos o documentário The Keepers - Who killed sister Cathy? sobre o cenário oculto de violações que aconteciam na escola secundária de Baltimore. Depois de um vasto e longo percurso de inquirição, a morte da freira Cathy Cesnik parece relacionar-se diretamente com o sucedido.


Fonte: https://fyc.netflix.com/_img/Keepers_sdp_USA_en.jpg


Segundo se aferiu, Cathy saberia dos abusos e estava disposta a delatá-los. O mesmo teria ditado a sua morte, engendrada pelo homem por trás de todo o caso, Joseph Maskell, capelão da escola.

Impotentes devido à vergonha e ao temor pelo agressor, as vítimas começaram a revelar-se anos mais tarde, motivadas pela investigação de duas das antigas alunas da freira.

Depoimentos, provas, ligações e nenhuma solução... tal como ocorre sempre. Enquanto os poderosos forem protegidos, não haverá justiça para aqueles que creem que a religião é mais do que lhe deram a experimentar, os pobres de Cristo.


Escrito por Mariana Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário