sábado, 15 de outubro de 2016

Viola Diva

Sim, não me enganei. Viola Davis e, acima de tudo, Viola Diva. Tudo começou, uma vez mais, com:

«- Susana, tu estás a perder muita coisa! Tens de ver How To Get Away With Murder!!»



Vi, portanto, a 1.ª temporada... E tenciono continuar. 


(Não façam spoiler... Ou façam... Na verdade, eu não resisto!)

Fonte: https://www.agambiarra.com/wp-content/uploads/2016/08/how-to-get-away-with-murder-temporada-3-agambiarra-1170x480.jpg


Annalise Keating. Advogada e professora de Direito. Com o intuito de colocar os seus pupilos no ''terreno'', Annalise (ou Anna Mae) oferece um estágio a cinco estudantes. Ainda que os jovens apresentem muitas reservas quanto à sua professora (devido à circunspeção que transparece), acabam por admirá-la e por participar, ativamente, nos casos que esta escolhe defender. 

Violada quando adolescente, Annalise não esquece a indiferença que a sua mãe prestou ao sucedido. Passo a parafrasear: 


«Os homens tiram coisas, Anna Mae! Está na natureza deles. Nós, as mulheres, é que somos o símbolo do amor, do afeto e do conforto. A nossa natureza é dar!» 


Confesso que, este diálogo, é das cenas mais poderosas da televisão. A mãe septuagenária que penteia o cabelo crespo da filha (que naquele momento virou criança) e que admite ter assassinado o violador de Annalise, para surpresa e alívio da própria. 



Fonte: http://www.tvserial.it/wp-content/uploads/2015/04/Schermata-2015-04-16-alle-18.56.13.jpg


Nesta série, é isto que me fascina: o poder e a visceralidade da mulher negra. Aqui assume-se, sem pudores ou floreados, a liberdade sexual feminina e o uso da peruca e da maquilhagem (como meio de potencialização de confiança e de beleza). 

Para além de dar o melhor de si aos seus alunos (o conhecimento), Annalise é a figura maternal que alguns não têm. 

Viola Davis oferece-nos, sem esforço, uma personagem intensa e robusta, quer no plano afetivo, quer no plano profissional. 

Aproveito para referir que, se nunca viram o filme The Help, deviam ver! Estão a perder outro papelão desta atriz extraordinária! ;)



Fonte: http://www.tvserial.it/wp-content/uploads/2015/04/Schermata-2015-04-16-alle-18.56.13.jpg



Escrito por Susana Ferreira. 

Sem comentários:

Enviar um comentário