terça-feira, 28 de junho de 2016

Sabes o que estás a usar?

Olá a todas e a todos! 

Ao comprar um produto de cosmética, quantos de vocês dão uma vista de olhos nos ingredientes que o compõem? 
Confesso que, para mim, este é um hábito bastante recente, mas que faz toda a diferença, sobretudo nos cuidados de rosto, pois são esses que atuam diretamente na pele. E, na verdade, "compreender os ingredientes mais comuns nos cosméticos é uma forma de não se deixar enganar por publicidade demasiado cor-de-rosa".

Fonte: http://www.fotosantesedepois.com/locao-caseira-para-limpeza-de-pele/

Existe, portanto, uma grande quantidade de ingredientes considerados fundamentais bem como outros que devemos evitar. Por considerar que este é um tópico quase invisível na blogoesfera, decidi fazer uma lista dos ingredientes (que conheço e sei falar sobre) que devem escolher, conforme as vossas necessidades:

1) Vitamina A: Um dos ingredientes mais conhecidos, pois encontra-se presente em produtos de anti-idade (sob a forma de retinol) e nos tratamentos de acne, manchas, cicatrizes, etc (sob a forma de tretinoína). Além disso, este ingrediente foi já aprovado pela FDA (Food and Drug Admnistration) em como rejuvenesce a nossa pele e é capaz de reverter danos causados.

2) Vitamina E: Tanto a vitamina E como a C são poderosos antioxidantes, ou seja, protegem-nos dos radicais livres (responsáveis pelo envelhecimento e degeneração das células). Nos cosméticos, a vitamina E surge sob a forma de hidratante e regenerador da pele. Podem ver aqui o sérum de vitamina E que uso.

3) Vitamina C: Além de ser antioxidante, também ajuda a combater as manchas de idade, conferindo, assim, luminosidade à pele.

4) Ácido hialurónico: Outro ingrediente muito procurado. Naturalmente, o corpo humano possui esta substância, daí que a nossa pele, enquanto jovem, é muito elástica e firme. Contudo, com o passar do tempo, a substância vai diminuindo e leva consigo a elasticidade e firmeza, o que faz com que apareçam as rugas. Por isso, produtos com este ácido ajudam na manutenção da hidratação da pele, para que fique hidratada, preenchida e luminosa.

5) Ácido glicólico: Este ácido tem ação esfoliante, ou seja, ajuda na renovação da pele. Deste modo, a pele fica com um aspeto mais suave, liso e uniforme e a atuação posterior dos restantes produtos é mais bem conseguida.

6) Ácido salicílico: Este é um ingrediente muito visto em produtos para peles oleosas e/ou acneicas, pois ajuda muito a limpar e a purificar a pele. É caracterizado por ser um regulador da oleosidade e um bom anti-inflamatório.


E o que se deve evitar?

Evito ao máximo usar produtos (seja de maquilhagem, seja cosméticos para a pele/cabelo) com perfume e álcool. É muito difícil fugir ao primeiro, mas não impossível. A minha pele nunca fez reação a produtos com fragrância, ainda assim, tento não comprar. Produtos com álcool não compro mesmo.
Da mesma forma que não compro nada que tenha sulfatos, parabenos e óleos de petróleo (por exemplo, a tão conhecida parafina líquida), porque são substâncias que estão cientificamente comprovadas que causam irritação, comichão, alergia, queimadura, urticária, entre outros. Além disso, todas estas substâncias estão também associadas a problemas cancerígenos.
Outra substância que evito é o cloreto de alumínio, presente em 90% dos desodorizantes. É aquela substância que faz com que um desodorizante seja anti-transpirante. Se algo é anti-transpirante, não vai deixar a nossa pele respirar e isso não é suposto. Ou seja, aquele produto está alterado para não deixar a nossa pele respirar, o que pode causar irritações da pele e lesões nos tecidos. Apesar de não estar cientificamente provado, vários são os estudos que relacionam este composto químico ao cancro da mama e a problemas de infertilidade.

É lógico que não devemos viver obcecados com isto, mas parece-me bem termos conhecimento sobre os produtos que usamos, desde de champoos, sabonetes, pastas de dentes, produtos para o rosto até à maquilhagem! Nem sempre dá para evitar usar produtos com substâncias consideradas tóxicas mas é bom termos essa consciência!

Espero que vos tenha sido útil!
Muitos beijinhos.
Escrito por Sónia Dias.





Sem comentários:

Enviar um comentário