quarta-feira, 9 de março de 2016

Cuidados para cabelo encaracolado!

Olá a todas e a todos!

Nasci com a sorte de ter cabelo encaracolado e gabo-me disso todos os dias! Definitivamente, é mesmo um dos aspetos que mais gosto em mim!
Venho partilhar com vocês todos os produtos que utilizo hoje em dia para que a minha juba fique ainda mais perfeita e saudável! 

1. Champô Caracóis Perfeitos, Pantene (3,99€)


Fonte: http://pantene.pt/pt-pt/carac%C3%B3is-perfeitos
Penso que é lógico para toda a gente que temos de usar produtos adequados para o nosso tipo de cabelo, o nosso tipo de pele, etc. Não faz sentido algum ter cabelo encaracolado e usar um champô para cabelo liso e vice-versa. 
Já uso este há bastante tempo, simplesmente por ser indicado para o meu tipo de cabelo. Não que ele faça magia ou tenha super poderes. 
No entanto, devemos trocar os produtos que usamos com alguma frequência porquê? Porque os chamados “princípios ativos” dos champôs e condicionadores, após algum tempo, acabam por deixar o cabelo “pesado”, baço, meio que sem vida. Por isso, quando este acabar, outro surgirá.

2. Condicionador Azeitona Mítica, Garnier (3,29€) 



Fonte: http://www.garnier.pt/cabelo/beleza/ultra-suave/azeitona-mitica/amaciador-nutricao-intensa
Quem tem cabelo encaracolado sabe o quão fácil é ficar seco, do género "palha de aço", como se diz na gíria. Esse é o meu foco principal: hidratar, hidratar, hidratar. Porque não há coisa mais feia do que um cabelo seco ou uma pele seca, na minha opinião. 
Mudo com muita frequência de condicionador, este é o que estou a usar de momento. Gosto muito, desembaraça e hidrata muito bem! É mesmo espesso e tem um cheiro agradável! 

"Este extrato de origem natural, conhecido pelas suas propriedades altamente nutritivas é um poderoso ingrediente para a saúde do cabelo.  É  um  elixir rico em ácidos gordos, especialmente em ácido oleico, excelente para o cabelo, com vitamina E antioxidante para uma proteção natural de radicais livres." Música para os nossos ouvidos não é? Mas cumpre o que diz, é o que interessa.

3. Humidificador para Cabelos Encaracolados, Real Natura (7€)

Fonte: http://www.voubrilharateraiar.com/2015/03/real-natura-solucao-para-cabelos.html
Graças a deus que tenho uma cabeleireira de confiança! Foi ela quem me recomendou este produto e adoro-o de morte! 
Quando saio do banho, penteio o cabelo e depois coloco este produto com as mãos. Além de o hidratar ainda mais, serve como um ligeiro "modelor" de caracóis. Um 2 em 1 perfeito! E barato! E sem álcool e sal! E com óleo de Argão e Aloé Vera! A sério, é mesmo muito bom! Apesar de ser espesso, o cabelo não fica nada pesado, pelo menos, eu não acho. Adoro o efeito que confere à minha juba.
Só o vi à venda na minha cabeleireira, por isso, presumo que seja um produto que só esteja à venda neste tipo de locais.

4. Óleo Maravilhoso, Garnier (ronda os 7€)
Fonte: http://www.garnier.pt/cabelo/beleza/ultra-suave/gama-maravilhosa-com-oleos-de-argao-e-camelia/oleo-maravilhoso-com-oleos-de-argao-e-camelia-para-sublimar-todos-os-tipos-de-cabelo
Ao longo do tempo, vamos descobrindo o poder dos óleos, seja para o cabelo, para o rosto, para o corpo. São maravilhosos! Este serve para todos tipos de cabelo, por isso fica a dica.
Uso-o a seguir ao banho, depois de pentear o cabelo (intercalando com o produto anterior) ou simplesmente no cabelo seco, quando vejo que está mais seco. 

5. Máscara Fortificante, Herbal Essences (ronda os 4€)

Fonte: http://www.herbalessences.com/es-ES/product-page.aspx?id=39772
Escolhi esta máscara porque, ao longo do tempo, o meu cabelo foi ficando mais fraco devido à típica queda capilar. Uma máscara que promete resolver esse problema? Ok, vamos experimentar. 
Não lhe dou o uso devido (o ideal seria aplicarmos máscaras uma vez por semana), mas sempre que a utilizo o meu cabelo fica macio, macio, macio! 
Agora, ele encontra-se mais forte e densificado mas não vos sei dizer se foi efeito desta máscara ou não.

6. Spray Solar Defense, L'oreal (5,99€)

Fonte: http://www.pinalli.co.uk/en/l-oreal-paris_elvive-solar-defence-olio_04302270003_detail
Incluo este produto neste post porque faz parte dos meus cuidados para o cabelo também, mas com mais frequência na altura do verão! 
É um spray com o melhor cheiro do mundo (um cheiro que só me lembra a praia mesmo) e protege os nossos cabelos do sol, da água do mar e da piscina! No verão, estou sempre a colocar este produto, antes de ir para a praia, mal dou um mergulho, depois de sair da praia, enfim. 
É indicado para todos os tipos de cabelo! Nota-se que fica logo mais leve e não com aquele aspeto seco da água do mar e do sol. Um must-have, sem dúvida. 

Para terminar, deixo-vos umas dicas, pequeninas, que servem para mim, mas penso que também vos podem ser úteis:
  • Beber sempre água! Para tudo! Até para o vosso cabelo, sim!
  • Cortar as pontas de três em três meses. Custa ir ao cabeleireiro "só cortar aquelas pontitas", mas quando dão por vocês já o vosso cabelo está podre! Por isso, façam o esforço!
  • Pentear o cabelo somente com este pente! Qualquer outro pente ou escova vai partir o vosso cabelo e passado um tempo já nem sequer têm caracóis! 
  • No banho, já com o condicionador no cabelo, desembaracem os nós maiores com os dedos e não com o pente. O vosso cabelo vai partir-se menos desta forma. 
  • Pentear o cabelo ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE quando está molhado. Nem é preciso dizer o o porquê, é óbvio.
  • Deixar sempre secar o cabelo ao ar livre. 
  • Lavar o cabelo de dois em dois dias, às vezes de três em três! Lavar o cabelo com muita frequência promove a desidratação.
  • Nunca esfregar o cabelo com a toalha! O que eu faço é enrolá-la na cabeça por uns minutos e mais nada! Retiro-a e penteio logo o cabelo!
  • Evitar produtos com sulfatos. Isso só vai secar ainda mais o cabelo.
Espero que tenham gostado!
Beijinhos.
Escrito por Sónia Dias.





2 comentários:

  1. Olá Sónia, parabéns por este post, dás dicas super importantes para mantermos os nossos caracóis saudáveis.
    Em relação ao humidificador da Real Natura, também uso, e comprei o meu numa loja de produtos para cabeleireiro, tal como uma máscara da mesma marca, adoro.

    Beijinhos para todas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cátia! Obrigada pelo teu comentário e apoio! :D Pois, eu adoro verdadeiramente este produto, acho que vou comprar a máscara também! :)
      Beijinhos *

      Eliminar