quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

A validade da maquilhagem.

Olá a todas e a todos!

Hoje venho falar-vos de algo que eu considero muito importante mas que, infelizmente, na minha opinião, não é devidamente abordado em blog's de beleza ou em canais de youtube: a validade da maquilhagem. Logicamente, como em todos os bens consumíveis, todo e qualquer item de maquilhagem tem uma data de validade. E agora vocês pensam: "oh, isso não é como a comida, por exemplo, que podes ter uma gastroenterite". Pois não, mas além do vosso produto perder a qualidade inicial, arriscam-se a ganhar reações alérgicas ou mesmo problemas de pele.

Por norma, no verso da embalagem de cada produto, encontram um símbolo deste género



que corresponde, naturalmente, à sua validade depois de aberto. Ainda assim, convém salientar que nem todos os produtos têm este símbolo. Por isso mesmo, existem limites temporais que servem de orientação, sendo eles:

- Bases oil free (12 meses); sem óleo (18 meses);
- Corretores de olheiras (18 meses);
- Batom (12 a 18 meses); Gloss (6 a 12 meses);
- Produtos líquidos ou em creme como eyeliner, blush, iluminador e primer (6 a 12 meses);
- Produtos em pó (solto ou compacto) como pó, iluminador, blush e bronzer (18 a 24 meses);
- Sombra em pó (solta ou compacta) (24 meses);
- Máscara de pestanas (3 a 6 meses). 

Obviamente (e penso que toda a gente vai concordar comigo), em determinados produtos, como é o caso dos batons, por exemplo, é muito difícil (quase impossível) cumprir a data de validade. Desse modo, é importante não só conservar da melhor maneira a maquilhagem como também estar atento às mudanças que podem surgir, como o aspeto, a textura, pigmentação, cheiro...
Em alguns produtos como o eyeliner ou a máscara de pestanas é muito fácil de perceber que já não se encontram em bom estado, uma vez que ficam duros e secam de tal forma que fica impossível trabalhar com eles.

O ideal será sempre:
  1. Conservar a maquilhagem num ambiente fresco e seco, evitando, assim, lugares húmidos (como a casa de banho) ou com exposição solar;
  2. Fechar S-E-M-P-R-E todos os frascos, para o produto não secar ainda mais rápido e não ser a casinha de muitas bactérias;
  3. Lavar muito bem os pincéis (um post só sobre este tema vem a caminho)!! A lavagem frequente dos pincéis evita a acumulação de produto no pincel e a proliferação de bactérias. 
  4. Se, por alguma razão, algum produto vos arde, alerta máximo! Não é suposto a maquilhagem nos ferir de alguma maneira. Se arde, é deitar logo fora!
  5. Estar sempre atento às mudanças que referi acima... se algo não está como quando o compraram, é melhor irem dizendo adeus.
P.s - Naturalmente, tudo o que foi aqui escrito estende-se a todo o tipo de cremes/loções, não se esqueçam! 
Espero que tenha sido útil!
Beijinhos.
Escrito por Sónia Dias.




Sem comentários:

Enviar um comentário