quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

O Elixir da Juventude


Para os homens, principalmente os pais, uma constipação corresponde ao princípio do fim. Com a voz embargada, começam logo a entoar a velha cantilena «Ai! Estou tão mal!», intercalam a lamúria com respirações pesadas, de modo a enfatizarem o estado deplorável em que se encontram, e põem a melhor cara de sofrimento. Na verdade, isso irrita. Parece que estão a exibir a enfermidade. Não se cansam de repetir que estão doentes (a amigos, a familiares, a conhecidos, ao vizinho e ao senhor do café) e aprontam-se, imediatamente, para embarcar na odisseia dos médicos e dos fármacos. 
No outro dia, o meu pai chegou a casa com os olhos a arder porque esteve a soldar. Claro que ele já se estava a preparar para uma vida resumida à cegueira até aparecer alguém especializado: eu. A minha área não é, de todo, a saúde. Todavia, como qualquer pessoa inserida numa sociedade dominada pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação, fui perguntar ao Google o que fazer (tendo em conta o diagnóstico que o paciente apresentava). E pronto. Caso encerrado com sucesso. Ainda a choramingar, para acentuar a tensão dramática, lá colocou dois discos de algodão, embebidos em leite, sobre os olhos e o ardor passou. Quis erguer-me uma estátua equestre. Afastei essa possibilidade, pois não mereço tanto. 
Efetivamente, os casos de pais que pensam avistar a mulher da gadanha “por dá cá aquela palha” estão a difundir-se. Em conversa com uma amiga de longa data, descobri mais um. Para alegria dos corações hipocondríacos e sedentos de saúde dos nossos pais, chega-nos o CALCITRIM. Assim, o pai da minha amiga dirige-se, regularmente, à sede do “Viva Melhor” para adquirir produtos milagrosos. Com a certeza de que comprou o elixir da juventude, ainda recebe uma dádiva: a Bíblia ilustrada. Na realidade, não podia estar mais de acordo. Depois da toma dos comprimidos, é preciso ter, somente, fé em Deus. 

Escrito por Susana Ferreira.

2 comentários:

  1. Ahahaha muito bom.
    Não te esqueças do cogumelo do tempo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah «VOLTE NO TEMPO COM O COGUMELO DO TEMPO» =D

      Eliminar